Captação de Som para Audiovisual

Horários:

14, 21, 28 de Setembro e 05 de Outubro
Quintas-feiras
Das 19h as 21:30h

Investimento:

R$ 250,00 a vista

ou 2x R$ 140,00

 

Através de uma imersão as especificidades do som que preenchem o nosso cotidiano, faremos uma análise das percepções auditivas no que se refere às tecnologias do audiovisual contemporâneo, bem como do processo criativo e prático do ofício da captação do som direto em uma obra audiovisual.

EMENTA

Aspectos básicos do som e sua captação na produção audiovisual. O papel e as atribuições do técnico de som direto. A equipe e as metodologias de trabalho.

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar as características do som, bem como as ferramentas e processos para sua correta captação. Analisar as metodologias de trabalho do técnico de som direto. Desenvolver habilidades para uma visão mais ampla do papel do captador de som, através de exercícios práticos.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas teóricas com estudos de caso acompanhadas de exercícios práticos.

Conteúdo Programático:

Aula 1 – O SOM

-> Apresentações: do professor, da estrutura do curso e da relevância.

-> Introdução ao som;

-> Exercício 1: imersão sonora.

Aula 2 e 3 – PLANEJANDO E CAPTANDO O SOM

-> O som no filme;

-> Decupagem de som: análise técnica do roteiro, visita de locações, equipe de som;

-> Equipamentos: microfones, gravadores e acessórios;

-> Exercício 2: Decupagem de som.

Aula 4 – O SOM NA PÓS PRODUÇÃO

-> A música como recurso sonoro;

-> Finalizando o som: edição e mixagem.

ORIENTAÇÃO:

Danilo Custódio É formado em Cinema e Audiovisual pela UNESPAR. Atua profissionalmente em três áreas ligadas ao Audiovisual: como realizador, é vencedor do Prêmio Brasil de Cinema Infantil 2016 e um dos indicados pela Academia Brasileira de Cinema ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017, ambos pelo seu trabalho no curta Pai aos 15, na qual assina roteiro e direção, além de já ter trabalhado em dezenas de curtas e em dois longas, em funções ligadas as áreas de roteiro, direção, produção, fotografia, som e montagem; como educador, é professor e coordenador dos cursos de cinema do Espaço de Arte, uma das escolas mais tradicionais de Curitiba voltada à educação das Artes Visuais, do Teatro e do Cinema, além de ministrar palestras, oficinas e workshops, onde já teve oportunidade de trabalhar ao lado de parceiros como o Sesi, o Senai, o Sesc e a Unespar; por fim, Danilo dá seus pitacos sobre cinema na Coluna Cine Drops, que circula semanalmente pela revista eletrônica SemanaOn.