CURSO ANUAL ROTEIRO PARA AUDIOVISUAL

Horários:

Terças e Quintas

das 19h às 21h
Início: 12/03/2019

 

Investimento:

Curso completo: 10x de R$330,00

10% de desconto para pagamento à vista;
Trazendo um amigo para realizar a matrícula, os dois ganham 10% no valor do curso.

CURSO ANUAL ROTEIRO PARA AUDIOVISUAL– 168h
*O Curso também pode ser realizado em módulos

Crie sua própria série ou seu roteiro de longa. Durante todo o ano iremos abordar todas as ferramentas e informações para que suas ideias virem uma série de TV de sucesso ou aquele longa-metragem para a tela grande. Você vai criar histórias, desenvolver personagens, conhecer o mercado, conhecer todo o processo de desenvolvimento de uma narrativa, participando de núcleos de criação,  seminários com convidados especiais a e ao final do curso, escrever como um roteirista profissional.

No total de 168 horas de curso.

MÓDULO 1 – DRAMATURGIA I (oficina)

Conhecer o processo de criação de uma história da ideia inicial até a história desenvolvida com narrativa com começo, meio e fim. Trama e personagens desenvolvidos com desencadeamento de eventos dramáticos.

16 h em 8 encontros de 2h

1 – A criação da ideia.

2 – O que é uma história e que história contar.

3 – Narrativa, tempo, espaço, ação e reação.

4 – Personagem, caracterização, protagonista e antagonista.

5 – Tipos de histórias. Épico e Dramático. Gêneros e Subgêneros.

6 – Evento dramático, valor, busca pelo equilíbrio.

7 – O princípio do Inicio meio e fim.

8 – Tema. Porque contar essa história.

MÓDULO 02 – LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA – Orientação: Danilo Custódio

MÓDULO 02 – LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
16 h em 8 encontros de 2h

1 – Introdução a linguagem cinematográfica;
2 – Características da Linguagem Cinematográfica;
3 – A linguagem cinematográfica ao longo da história;
4 – O discurso cinematográfico e o cinema narrativo.
5 – A tradição Formalista;
6 – A tradição Realista;
7 – A transparência do discurso como fundamento da linguagem cinematográfica.
8 – A opacidade do discurso como fundamento da linguagem cinematográfica.

MÓDULO 03 – ROTEIRO I (oficina)

Conhecer o que é um roteiro, sua forma, seus componentes e divisões. Sua forma de escrita e as ferramentas para seu desenvolvimento.

16h 8 encontros de 2h

1 – O que é um roteiro e como ele é

2 – As ferramentas de desenvolvimento, seus muitos nomes. Logline, Storyline e Sinopse.

3 – O Argumento

4 – As divisões do roteiro. Os Atos, as sequencias e as cenas.

5 – Escaleta.

8 – Os elementos do roteiro.

6 – Formatos do Roteiro

7 – O Texto, como escrever o roteiro.

MÓDULO 4 – ROTEIRO E O MERCADO (seminário)

O roteirista como profissional, sua atuação no mercado, sua colocação dentro da produção em diferentes plataformas. As diferenças entre mercado americano e brasileiro. Quanto ganha? Como entrar no mercado.

(Possibilidade de palestrante convidado)

8h em 4 encontros de 2h

1 – O Roteirista como profissional e onde ele se coloca na produção.

2 – O Roteirista e o mercado.

3 – Ferramentas profissionais, Cachês, registros, softweres.

4 – Palestra sobre o mercado.

MÓDULO 5 – DRAMATURGIA – ESTRUTURAS (oficina)

Conhecer os tipos de trama. Aprofundamento na criação de atos, arcos dramáticos. Controlar tanto a macro quanto a microestrutura. Desenvolvimento do arco interno da cena. Outras formas de abordagem da estrutura e jornada do herói.

16h em 8 encontros de 2h

1 – Arquitrama, minitrama e antitrama. O paradigma dos 3 atos de Syd Field.

2 – O paradigma dos 3 atos de Syd Field.

3 – Jornada do Heroi

4 – Os arquétipos

5 – A brecha, os três níveis de conflito.

6 – Arcos dramáticos, designe da macroestrutura até a microestrutura.

5 – Crise, clímax, resolução

7 – Ferramentas narrativas. Texto e Subtexto

8 – Análise de Cena.

MÓDULO 6 – DESENVOLVIMENTO DO PERSONAGEM (oficina)

A criação e o desenvolvimento do personagem. Criação de personagens complexos, a empatia personagem com o espectador. Analise de caso de personagens e gêneros, Tipos de personagens, arquétipos e estereótipos.

16h em 8 encontros de 2h

1 – Da onde surgem os personagens.

2 – A caracterização.

3 – Personagens complexos. Empatia com o espectador.

4 – Gêneros e Tipos de personagens estereótipos.

5 – Os arquétipos.

6 – Análise de Caso de diferentes personagens.

7 – Análise de Caso de diferentes personagens.

8 – Conclusões e apresentações de trabalho.

MÓDULO 7 – OFICINA DE ESCRITA

Produzir de forma direcionada um roteiro de curta-metragem individualmente, em um ambiente de núcleo criativo, onde as ideias de cada um dos trabalhos são debatidas em grupo.

16h em 8 encontros de 2h.

MÓDULO 8 – OFICINA DE DIÁLOGO

Estudar e estruturar diálogos de personagens. Conhecer os principais problemas dos diálogos, como escrever diálogos naturalistas. Treino de escrita de diálogo através de mesa de leituras com atores convidados.

12h em 6 encontros de 2h.

1 – Como escrever diálogos e quando não escrevê-los.

2 – Os principais problemas de diálogos.

3 – Mesa de Leitura com atores.

4 – Segunda mesa de Leitura.

5 – Reescrita e reavaliação

6 – Última leitura.

MÓDULO 9 – ADAPTAÇÃO

Entender as diferenças da literatura e do roteiro, como transportar pensamentos e sentimentos para a tela e como encontrar a essência da história para ser desenvolvida. Prática de adaptação, escrever um conto em um roteiro de curta.

8 horas 4 encontros de 2h

1 – Diferenças entre a literatura e o roteiro.

2 – Encontrado a essência da história.

3 – Oficina de Adaptação (de conto ao curta).

4 – A poética do roteiro.

MÓDULO 10 – ROTEIRO E PRODUÇÃO

Como cada uma das áreas da produção audiovisual vê o roteiro, quais aspectos da escrita devem ver abordados para auxiliar em cada uma das etapas da produção. Como escrever seu roteiro pensando em cada uma das etapas da produção. Serão convidados profissionais de cada uma das áreas para uma palestra onde ele expõe sua função e quais aspectos do roteiro ele utiliza para seu trabalho. Além de como o roteiro deve ser repensado e reescrito para cada etapa da produção.

12 h em 6 encontros de 2h

1 – Direção.

2 – Produção.

3 – Fotografia.

4 – Arte.

5 – Som.

6 – Edição e pós.

MÓDULO 11 – BÍBLIA DE SÉRIE

O que é uma bíblia de série. SpecBible e Bíblia de trabalho. Quais os elementos de uma bíblia, como definir o projeto, pensar no mercado e construir uma história que as pessoas queiram ver. O episódio piloto. Spec Script. Divisão de episódios e temporadas.

12 h em 6 encontros de 2h

1 – O que é uma bíblia de série e como ela é.

2 – O projeto e o mercado.

3 – Arco da série, arco da temporada, número e quantidade de episódios.

4 – O episódio. Como construir um roteiro de episódio. Spec Script.

5 – O piloto, o mais importantes dos roteiros.

6 – Pitching.

MÓDULO 11 – OFICINA DE ESCRITA LONGA-METRAGEM OU  SÉRIE DE TV

20h em 10 encontros de 2h

Através de uma tutoria pessoal e especializada desenvolver um roteiro de longa-metragem até seu primeiro tratamento ou uma bíblia para série de TV e o roteiro do episódio piloto da série.

Orientação:

Cipriano Wiski é formado em cinema pela Faculdade de Artes do Paraná e tem pós-graduação em roteiro para cinema e TV pela Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, durante sua formação também frequentou cursos livres de roteiro no Sesc-SP, foi aluno de nomes como Doc Comparato, Syd Field e Robert Mckee. Trabalha como roteirista e consultor de roteiros à mais de dez anos, escrevendo curtas e longa-metragens para cinema e TV, onde recebeu Prêmio RPC de melhor roteiro em 2012.