Direção de Arte

Horários:

HORÁRIO:
AULAS:
2ª e 5ª feira das 19:00 às 22:00 hrs.

DATAS:
06, 09, 13, 16 de novembro de 2017.

Investimento:

R$ 400,00
ou 2x R$225,00

O objetivo principal é demonstrar todo o processo criativo do ofício para a concepção e construção visual de um filme ou vídeo, por meio de exemplos com fotos, vídeos e referências. Será apresentada a figura do Diretor de arte, com suas atribuições e a composição de sua equipe, bem como a importância da função no audiovisual. Pretendemos apurar o senso estético de cada aluno, para uma melhor concepção e construção de um conceito de Direção de arte para um filme. Para isso, iremos demonstrar as ferramentas que o auxiliam no processo criativo e apresentar as metodologias da criação de um conceito estético de maneira prática.

Num primeiro momento, o curso terá uma abordagem teórica sobre o papel do Diretor de arte, a história da Direção de Arte no cinema, a equipe e suas atribuições, a relação com outras equipes e, por fim, a Direção de Arte no processo narrativo. A partir daí, a abordagem passa a ser prática, através de exercícios que serão desenvolvidos em cima de um roteiro previamente escrito e trabalhado pelos alunos do curso anual de Cinema Digital, onde será abordada a postura do profissional no set de filmagem, a concepção estética e os processos de trabalho: pesquisas, referências, ferramentas, materiais e método de criação de um conceito.

O material de apoio das aulas se dará através de filmes, livros, textos, fotografias, e exercícios práticos que ajudarão no aprimoramento do senso estético necessário para a criação do conceito de Direção de arte de uma obra audiovisual.

Orientação: Lara Maria

Lara Maria é formada em Design de Interiores pelo SENAC PR e graduanda de Cinema e Vídeo pela UNESPAR/FAP. Dedicada a trabalhos na área de direção de arte e figurino, participou da construção visual de diversos filmes, curtas e médias metragens, com apoio de editais de incentivo à produção cinematográfica.  Ainda desenvolve roteiros e cenários para produção de animações stop motion e se aplica a direção de alguns filmes autorais. Atua como freelancer como fotógrafa e como designer de interiores, criando peças de mobiliário e decoração diferenciadas.

Demo Reel : https://vimeo.com/210521866

Ementa:

– O papel do Diretor de arte;
– A história da Direção de arte no cinema;
– A equipe e suas atribuições;
– A relação com outras funções;
– A Direção de arte no processo narrativo;
– Percepção e composição;
– A cor como ferramenta dentro do filme;
– A concepção estética de um trabalho audiovisual;
– Os processos de trabalho: pesquisas, referências, ferramentas e materiais utilizados e método de criação de um conceito;
– O profissional no set de filmagem.