Direção de Arte

Horários:

À definir.

Investimento:

À definir.

O objetivo principal é demonstrar todo o processo criativo do ofício para a concepção e construção visual de um filme ou vídeo, por meio de exemplos com fotos, vídeos e referências. Serão apresentados a figura do Diretor de arte (sua equipe e atribuições), bem como a importância da função no audiovisual. Pretendemos apurar o senso estético de cada aluno, para uma melhor concepção e construção de um conceito de Direção de arte para um filme. Para isso, iremos demonstrar as ferramentas que o auxiliam no processo criativo e apresentar as metodologia da criação de um conceito estético, que é o processo de nascimento da direção de arte.

Num primeiro momento, o curso terá uma abordagem teórica sobre o papel do Diretor de arte, a história da Direção de Arte no cinema, a equipe e suas atribuições, a relação com outras equipes e, por fim, a Direção de Arte no processo narrativo. A partir daí, a abordagem passa a ser prática, através de exercícios que desenvolverão a postura do profissional no set de filmagem, a concepção estética de um trabalho audiovisual e os processos de trabalho: pesquisas, referências, ferramentas, materiais e método de criação de um conceito.

O material de apoio das aulas se dará através de filmes, livros, textos, fotografias, exemplos práticos e exercícios que ajudarão no aprimoramento do senso estético necessário para a criação do conceito de Direção de arte de uma obra audiovisual.

Ementa:

– O papel do Diretor de arte;
– A história da Direção de arte no cinema;
– A equipe e suas atribuições;
– A relação com outras funções;
– A Direção de arte no processo narrativo;
– A concepção estética de um trabalho audiovisual;
– Os processos de trabalho: pesquisas, referências, ferramentas e materiais utilizados e método de criação de um conceito;
– O profissional no set e filmagem.