Expressão Vocal para Atores

Horários:

Sexta das 19h às 21h

Dias 22, 29 de Junho e 6 e 13 de Julho

Investimento:

R$250,00

No mês de Junho e Julho de 2018 o Espaço de Arte oferece à vocês um curso de Expressão Vocal para Atores com foco na prova para obtenção do registro profissional de atuação, a ser realizada pelo SATED-PR. A curso abordará a voz falada e cantada como modo de expressão, desenvolvendo a percepção e fortalecendo o mecanismo fonoarticulatório para o trabalho teatral.

Conteúdos:

– Conhecendo a voz: anatomia do aparelho fonador e das estruturas envolvidas na fala.

– Relação postural com a fisiologia da fonação.

– Saúde e higiene vocal.

– Projeção e ressonância vocal: mecanismos e treinamento prático.

– Aquecimento e desaquecimento vocal.

– Respiração, apoio, colocação e ressonâncias.

– Espaço,corpo e som

– Percepção sonora e musical

– Articulaçao vocal e ritmica do texto

– Interpretação e construção vocal da personagem.

– Estados emocionais e seu sentido sonoro.

 

OBJETIVO:

– Expandir a consciência corporal e vocal

– Desenvolver um conhecimento sensível da produção corporal da ressonância vocal.

– Instigar o desenvolvimento individual da relação voz-espaço.

– Trabalhar a expressividade e sensibilidade da voz  para o teatro

– Aperfeiçoar a acuidade auditiva

Orientação: Karla Izidro

Karla Izidro é cantora, compositora e preparadora-vocal. Iniciou seus estudos teatrais em 1992 na Faculdade de Artes do Paraná por dois anos no curso de licenciatura em artes-cênicas. Seguiu sua formação pelo Conservatório de MPB de Curitiba e em 2003 iniciou o curso de Licenciatura em Música – Canto, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Trabalhou como preparadora vocal em diversos grupos de teatro em Minas Gerais, Mato Grosso e Parana.

Em 2006, retornou a capital paranaense para concluir sua graduação: formou-se em 2011 no curso de Licenciatura em Musica pela Faculdade de Artes do Parana. Em Curitiba, trabalha desde 2007 com a Cia. do Abração como preparadora vocal e compositora de trilhas para teatro. Trabalhou de 2015 a 2018, como professora de expressão vocal no curso técnico para atores da Academia Cena Hum de Artes Cênicas.

Estudou tecnica vocal e musica cenica com Liane Guariente, Babaya, Badi Assadi, Julia Varley (Odin Teatret), Daniela Gramani, Dea Trancoso, Jean Jacques Lemetre (Theatre du Soleil); Eve Bruce (Theatre du Soleil); Renata Rosa; e Bruce Ducat.

Como compositora para trilhas de teatro recebeu os seguintes premios: Festival de Monologos e Musica Original de Ouro Preto (2005 ) como Melhor Composição, Melhor Musica Original e Melhor Arranjo para a peça O Diario de Anne Frank; Gralha Azul 2013 de Melhor Composição para a Peça Olha de Neuza; neste mesmo premio foi indicada cinco vezes em anos diferentes.

Como cantora, fez parte dos seguintes grupos: Projeto Musica dos Povos: Bayaka e Omundô; OLA (Orquestra Latino Americana); Mundanas Grupo Vocal; Paloma Negra (Musicas para Frida Kahlo); e Projeto Sagarana (Musicas do Clube da Esquina).