Cinema Digital 2017 – Com ênfase em curta-metragem e séries

Horários:

Início: 16 de Março de 2017
19:00h às 21:30h
Segundas e Quintas

Investimento:

R$ 6.270,00
12x 522,00 (janeiro à dezembro)
11x 570,00 (fevereiro à dezembro)
10x 627,00 (março à dezembro)
09x 697,00
08x 784,00
07x 894,00
06x 1.045,00
05x 1.229,00
04x 1.505,00
03x 1.965,00
02x 2.885,00
01x 5.643,00

O curso objetiva formar e capacitar profissionais do audiovisual de tecnologia digital, abordando todos os processos que envolvem a realização audiovisual como roteiro, direção, fotografia, som, edição, produção e outros. Esse segmento do mercado de trabalho está em expansão devido ao forte crescimento de produções audiovisuais para mídias digitais e podemos citar como exemplo mais recentemente as vinhetas publicitárias para internet e celular. As perspectivas de crescimento também são boas devido à chegada da TV digital, diante da possibilidade de abertura de um grande número de novos canais. As áreas de atuação que têm mais oferta são edição e produção (de locação, figurinos, objetos) em trabalhos fixos em agências de publicidade, produtoras de TV, cinema e vídeo e como free-lance. Muitos profissionais encontram estabilidade no mercado institucional, na produção de vídeos corporativos e de material de apoio para empresas. As melhores oportunidades de emprego concentram-se no eixo Rio – São Paulo, mas outras capitais, como Curitiba e Porto Alegre, já tem grande necessidade e demanda de trabalho para esses profissionais.

O profissional formado tem como campo de atuação as produtoras de cinema e vídeo e emissoras de TV, na realização de filmes de ficção e documentários (em curta, média e longa metragem) e em filmes publicitários, ou em empresas variadas que desenvolvem vídeos institucionais, educacionais, corporativos e/ou vídeo clipes, nas seguintes funções:
– Direção
– Direção de Arte
– Direção de Elenco
– Montagem
– Desenvolvimento de Material Gráfico
– Fotografia e Iluminação
– Operação de Câmera
– Produção de cinema e TV
– Gestão de Projeto Audiovisual
– Roteiro para cinema e TV
– Som direto

Os alunos do curso completo de Cinema Digital poderão estagiar nos projetos aprovados do Espaço de Arte e da Produtora Na Real Cultural.

Os módulos podem ser feitos separadamente.

Confira algumas fotos e vídeos de algumas produções :

Ementa:

PANORAMA DA HISTÓRIA DO CINEMA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

ROTEIRO

EMENTA: Estruturação de roteiro audiovisual. Técnicas de escrita criativa. Elaboração de roteiros e desenvolvimento de personagens. Pesquisa de criação de roteiro. Elementos do Roteiro.

DESCRIÇÃO: Demonstrar o processo técnico/criativo do ofício para a concepção de roteiros cinematográficos. Com exercícios práticos e analise de casos, objetivamos demonstrar as peculiaridades que distinguem um roteiro de outros tipos de textos literários.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as ferramentas e funções do Roteirista. Desenvolver aspectos referentes à criatividade e ao trabalho do roteirista. Mostrar os limites e diferenças entre roteiro literal e roteiro técnico. Apresentar programas e softwares para formatação e escrita de roteiros.

PROJETOS AUDIOVISUAIS – ELABORAÇÃO E GESTÃO

EMENTA: Preparar o aluno para apresentar um projeto audiovisual em qualquer edital nacional e fundos internacionais para a realização de uma obra audiovisual. Auxiliar na apresentação de ferramentas para a gestão de todo o processo. Ensinar acerca do funcionamento dos festivais e de mercados em potencial para a veiculação e comercialização da obra.

DESCRIÇÃO E OBJETIVOS GERAIS: Criação e Gestão de projeto audiovisual, com foco em longas e curtas independentes, desde a confecção e preparação de material textual e visual para o envio a editais e fundos, passando pela etapa de gravação, envio a festivais, até a comercialização do produto audiovisual.

DIREÇÃO

EMENTA: O papel e as atribuições do diretor. O conceito de realizador. Os diferentes estilos de direção. A equipe de direção e sua interação com os demais departamentos da produção. Aspectos básicos da direção: planificação, ponto de vista, enquadramento, movimentação de câmera e ritmo. As metodologias de trabalho: leitura do roteiro, decupagem técnica, montagem de equipe técnica e artística, reuniões, escolha de equipamentos, comportamento no set de filmagem e acompanhamento da pós-produção.

DESCRIÇÃO: Conhecer o processo criativo do ofício para a concepção e construção narrativa e visual de um filme ou vídeo, através de exemplos com filmes, referências históricas e exercícios de decupagem. Os tópicos de Direção serão explorados em sua relação com os demais departamentos de uma equipe de filmagem, desde as definições iniciais até as fases de finalização.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as características, ferramentas e funções da Direção. Apresentar alguns de seus aspectos históricos. Apresentar opções de metodologia para o trabalho do diretor. Apresentar os profissionais envolvidos, seus perfis e responsabilidades. Revelar seus aspectos significativos através de exemplos relevantes.

PRODUÇÃO

EMENTA: A analise de um argumento/roteiro, a aprovação de um projeto, as fases da execução do projeto aprovado, a finalização do projeto, a prestações de contas e o planejamento de distribuição do produto audiovisual, todos esses tópicos dizem respeito à produção audiovisual e serão trabalhados de modo a desenvolver habilidades para uma visão objetiva dos meios de Produção.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as etapas de produção que vão desde a elaboração de um projeto até sua completa execução, bem como analisar de forma geral onde se deve buscar os recursos para que se viabilize uma obra audiovisual, conhecendo inclusive os instrumentos de incentivo à produção na esfera pública municipal, estadual e federal.

MONTAGEM

DESCRIÇÃO: Dando ênfase à análise de conceitos e filmes, o curso pretende discutir os principais fundamentos da Montagem através da história cinematográfica e situações práticas em produções comtemporâneas. O programa do curso tem a linha temporal desde a moviola até os programas de computador e seus tutoriais
EMENTA: Os primeiros Montadores. A Moviola. Montagem Clássica.Montagem Soviética.Montagem do Cinema Oriental Clássico e Contemporâneo.Montagem na Nouvelle Vague.Montagem no Cinema Americano dos anos 70.A importância do Montador (O Montador artista).Relação entre Montador e Diretor.O Montador e o Roteiro.O Montador e sua equipe.A Finalização. Programas de Montagem e Finalização.Montagem e Som.O Cinema 3D.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

EMENTA: Breve histórico do surgimento da função de Direção de Fotografia, com noções básicas do papel do fotógrafo de cinema na realização de um filme. Estudo de alguns dos grandes nomes da Direção de fotografia, trazendo elementos da estética e técnica que possa ser utilizado em um filme. Estudo dos suportes de captação de imagem (película e digital). O papel das luzes e demais equipamentos numa realização audiovisual e da postura do profissional responsável por esses equipamentos, a concepção estética visual no enquadramento para cinema e vídeo e os recursos de trabalho materiais e suas ferramentas.

DESCRIÇÃO: Desenvolver a percepção para o processo de direção de fotografia, estudando exemplos teóricos/práticos de criação da fotografia de uma obra cinematográfica, unindo estética e técnica na construção conjunta de narrativas. Demonstrar a importância estética que as luzes e o enquadramento podem trazer ao resultado final de uma obra audiovisual, por meio de exercícios práticos, abordando processos e resultados através do posicionamento correto dos recursos de fotografia audiovisual.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar a profissão de Direção de Fotografia, seus percursores, suas atribuições, sua equipe e seus materiais de trabalho visando explanar de forma teórica os elementos que dão significados a narrativa fílmica. Orientar a feitura de testes práticos de iluminação na construção de diferentes estilos dramáticos, bem como as características, recursos e funções
do equipamento de iluminação e da câmera. Mostrar o papel da fotografia como ferramenta narrativa no campo audiovisual. Apresentar formas e ferramentas para construção do espaço e do tempo fílmicos, como seqüência de enquadramentos cadenciados para uma melhor montagem e uma linearidade de iluminação dentro da mesma cena. Apresentar os profissionais envolvidos, seus perfis e responsabilidades. Desenvolver habilidades para uma visão mais ampla da importância da luz e do enquadramento.

DIREÇÃO DE ARTE

EMENTA: O papel do diretor de arte. A concepção visual em cinema e vídeo. A equipe de arte. Os processos de trabalho: pesquisa, materiais e ferramentas.

DESCRIÇÃO: Demonstrar o processo criativo do ofício para a concepção e construção visual de um filme ou vídeo, por meio de exemplos com fotos, vídeos e referências, abordando processos e resultados através de estudos de caso. Os tópicos de Direção de Arte serão explorados em sua relação com os outros departamentos de uma equipe de filmagem, desde a definição de referências, paleta de cores, pesquisa e tratamento de locações, pesquisa e produção de objetos e figurinos, construção dos cenários e o papel do diretor de arte no set. Serão tomados como exemplos filmes cuja Direção de Arte tem uma importância narrativa intimamente ligada ao sentido do filme como um todo.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as características, ferramentas e funções da Direção de Arte. Apresentar seus aspectos históricos e estéticos. Mostrar seu papel como ferramenta narrativa no campo audiovisual. Apresentar formas e ferramentas para construção do espaço e do tempo fílmicos. Apresentar os profissionais envolvidos, seus perfis e responsabilidades. Revelar seus aspectos significativos através de exemplos relevantes. Desenvolver habilidades para uma visão mais ampla da Direção de Arte.

SOM DIRETO

EMENTA: O papel do som direto no resultado de uma obra audiovisual, bem como seus recursos materiais e suas ferramentas.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as características, recursos e funções do equipamento de captação de som direto. Demonstrar seus aspectos técnicos e desenvolver no profissional a sensibilidade para as possíveis interferências que o som pode receber de maneira pouco perceptível, mas que podem comprometer o resultado final de uma obra audiovisual.

DIREÇÃO DE ELENCO

EMENTA: Linhas básicas de interpretação e construção de personagem. Diferenças de atuação no teatro, no cinema e na televisão. O trabalho com atores e não-atores. A relação do diretor com os atores. O trabalho do diretor em parceria com o preparador e diretor de atores. O processo de casting. Da leitura do roteiro para a ação do ator. Técnicas básicas de ensaios e direção durante as filmagens. A relação do ator com a câmera (a direção através do monitor).

DESCRIÇÃO: O curso pretende aprimorar a comunicação do diretor com o ator, de modo a apresentar elementos que possam tornar mais claras as necessidades e solicitações do diretor ao seu elenco. Serão levantadas orientações essenciais para a preparação e direção no set, sob o ponto de vista do ator. Como lidar com cada tipo de ator? Como deixar claro o que se pede ao ator? Como valorizar o ator no processo criativo do filme?

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as características, ferramentas e funções da Preparação e Direção de Atores de modo a instrumentalizar o Diretor no contato com o elenco. Analisar diferenças entre a atuação para teatro, cinema e televisão, de modo a apontar técnicas para a adaptação entre as linguagens. Enfatizar a importância da escolha adequada do elenco. Apresentar aspectos fundamentais para a realização do processo de casting. Valorizar o contato do diretor com os atores.